Todos os tendões do corpo podem ser afetados pela tendinite, que é uma inflamação do tendão. Os com maior risco são os tendões dos músculos superficiais dos extensores e flexores do antebraço (epicôndilos lateral e medial do úmero), m. supraespinhal (na inserção distal) e m. infraespinhal (na inserção distal). Alterações no m. infraespinhal podem ser avaliadas usando o teste de Patte, alterações no m. subescapular podem ser avaliadas usando o teste de Gerber. Tendovaginite é uma inflamação aguda e muitas vezes crônica da membrana de tecido conjuntivo em volta do tendão. É mais comum no tendão do m. bíceps do braço onde ele passa pelo túnel do sulco intertubercular do úmero. Outro lugar frequente são as bainhas dos tendões da mão.
Causa: Normalmente são devidas a sobrecargas e/ou trabalhos repetitivos.
Sintomas: Como todas as inflamações os sintomas da tendinite são dor, inchaço local, vermelhidão, falta de função e calor. Se a inflamação atinge, por exemplo, os tendões dos mm. extensores superficiais, a pessoa pode ter dificuldade de digitar ou utilizar o mouse por causa de dores no local do cotovelo.
Tratamento: Massagem costuma ser um tratamento muito eficaz, mas descanso ativo e/ou reeducação ou mudança da atividade que causa a sobrecarga é fundamental. Anti-inflamatórios e cirurgias podem ser utilizados, mas isso sempre precisa ser avaliado por um médico.
Texto escrito pelo Nils Bergqvist 10/07/2023.
Cotoveleira para epicondilite.