Massagens Terapêuticas


Massagens terapêuticas são as que usam as mãos ou aparelhos simples para tratar dores musculares, má circulação de sangue e outros problemas que podem ocorrer no nosso corpo. As massagens terapêuticas são diferentes das massagens estéticas já que são usadas como tratamento muscular e não para embelezar ou ajudar a perder peso.


Segue a lista de massagens terapêuticas mundialmente famosas:

  • Acupressura: Massagem feita com pressões seguindo o mapa de acupuntura, mas sem as agulhas. Com leves apertos ou pressões circulares ela pode aliviar dores ou melhorar o funcionamento dos órgãos internos do corpo.
  • Anma: Tradicional massagem chinesa para equilíbrio energético. É feita sentada, sem óleos. An, significa apertar e o ma, significa esfregar. Usa pressão e massagens para equilibrar os meridianos estudados pela medicina tradicional chinesa e promover um alívio muscular, além de facilitar a circulação de sangue e energia.
  • Ayurveda: Massagem Indiana (existe há mais de 7.000 anos), engloba tratamentos mentais, psicológicos e físicos. Veda significa ciência e ayur significa vida. Normalmente é feita no chão, com tatame. A massagem ayurveda também usa muitos alongamentos para aliviar dores e tensões.
  • Bowen: Massagem feita com muita sensibilidade e suavidade para estimular a divisão nervosa parassimpática. É um tipo de massagem relaxante. Foi desenvolvida por Tom Bowen, na Austrália. Esta massagem estimula o sistema de auto-cura inata no paciente.
  • Cinesiologia: Faz testes e observa os músculos para ver onde são encontradas a fraqueza e a força da pessoa. Cada músculo representa um órgão. O nome vem do grego kinesis, que significa movimento, e logos, que significa estudo. A finalidade da cinesiologia é entender e manipular as forças que atuam sobre o corpo humano.
  • Desportiva: Ajuda a retirar as toxinas do organismo, como o ácido láctico, e aumenta a elasticidade dos músculos. Muito indicada para pessoas amadoras, profissionais ou praticantes de qualquer atividade física. Esta massagem pode variar muito dependendo do esporte praticado e a intensidade do treino. Usa diversos alongamentos.
  • Do-In: Massagem japonesa que utiliza os meridianos para equilíbrio energético do corpo. Usa os pontos de acupuntura para prevenir e tratar enfermidades. Ela restaura e desbloqueia o fluxo de Ki, a energia segundo a medicina chinesa. É muito usada para fazer automassagem.
  • Drenagem Linfática: Ajuda na eliminação de líquido que, por algum motivo, está retido no organismo. Este tipo de massagem, em geral, usa as mesmas manobras da massagem clássica. Normalmente é muito suave.
  • Facial: Aumenta a elasticidade da pele e a circulação, diminui olheiras e inchaços. Ajuda na eliminação das células mortas. Usa pontos reflexos na face para aliviar sintomas de dor ou estresse.
  • Gestantes: Aumenta a circulação sanguínea e relaxa os músculos proporcionando maior mobilidade ao bebê. Este tipo de massagem pode ser feito com a gestante deitada de lado ou sentada, dependendo do tempo de gestação.
  • Neuromuscular: Massagem que usa pressão em pontos nos músculos esqueléticos, muito parecidos com os trigger points. Esta massagem trabalha com alongamentos e pressões também sobre tecidos conjuntivos, principalmente nas inserções musculares.
  • Quick Massage: Massagem rápida na cadeira, sem óleo e diretamente sobre as roupas das pessoas. Muito comum em shoppings ou em escritórios. A quick massage é uma forma muito popular de profilaxia em empresas, aeroportos, eventos e congressos. Uma sessão dura cerca de 15 minutos.
  • Quiropraxia: Trabalha o sistema neuromuscular com ajuda de movimentos da estrutura esquelética. Na Europa os quiropratas usam as técnicas junto com a massagem para terem melhores resultados.
  • Ventosa: Usa copos quentes, criando vácuo para levantar a pele e os músculos. Originária da medicina chinesa. O terapeuta provoca sucção da pele para dentro do copo criando vácuo, queimando-se o ar interno. Aumenta a circulação sanguínea.
  • Reflexologia: Pressões no pé ou na mão para estimular e equilibrar a energia das pessoas. Cada ponto tem um órgão correspondente. A sola do pé engloba todos os órgãos do corpo. Por meio de pressões, é possível estimular os órgãos e relaxar o corpo.
  • Relaxante: Usa deslizamentos e amassamentos para diminuir o estresse do dia a dia. Estimula, principalmente, a liberação de ocitocina, entre outros hormônios anti-estresse. Normalmente é feita de forma mais leve para o paciente não sentir dores. A massagem relaxante vem da massagem clássica ou sueca.
  • Respiração: Usa técnicas para melhorar a respiração. O método Lotorp é o mais famoso. A técnica libera a tensão dos músculos responsáveis pela respiração, ajudando o paciente a expelir o ar de dentro dos pulmões. Também inclui técnicas para fortalecer a respiração, que o próprio paciente tem que usar e treinar em casa.
  • Rolfing: Trabalha as posturas corporais, o tecido conjuntivo e os músculos.
  • SeiTai: Quiropraxia japonesa (existe há mais de 300 anos), realinhamento da estrutura óssea, articulações, músculos e tendões. Ela surgiu nas guerras dos samurais, que precisavam tratar os feridos e para membros deslocados após treino e batalha. É muito usada nas artes marciais.
  • Shantala: Massagem para bebês, que traz como benefícios o aumento da circulação, relaxamento, ajuda no crescimento e auxilia gradativamente o desenvolvimento dos movimentos, tornando-os harmônicos e coordenados. Foi criada na Índia.
  • Shiatsu: Significa massagem com dedos, é uma combinação de acupuntura chinesa com pressões nos músculos. Foi criada no Japão e trazida para o Brasil pelos imigrantes japoneses. O massagista usa a palma da mão, o polegar e os dedos para aplicar pressão em várias partes do corpo, aliviando tensões e aumentando a flexibilidade dos músculos e das articulações.
  • Sueca: O mesmo que massagem clássica. Essa massagem usa deslizamentos, amassamentos, alongamentos e fricções para tratar dores na musculatura. Ajuda a drenar o lixo metabólico do corpo e a recuperar músculos tensos. Aumenta a circulação sanguínea e libera hormônios anti-estresse. Foi desenvolvida na Grécia antiga, onde foi usada para tratar os atletas nas antigas Olimpíadas, e depois resgatada pelo sueco Per Henrik Ling no século 19. Por isso que tem o nome massagem sueca.
  • Tailandesa: Massagem com muitos alongamentos derivados da yoga. O paciente é colocado em várias posições de yoga durante o tratamento. Normalmente, esta massagem é feita no chão, não usa óleo, mas sim, roupas confortáveis. Na Tailândia é chamada nuat phaen boran que significa a massagem de maneira antiga.
  • Tântrica: Massagem sensual para aumentar o estímulo sexual. Ativa o sistema parassimpático que acalma a pessoa e melhora a vida sexual. Muitas vezes feita com o marido e a mulher ao mesmo tempo.
  • Trigger Points: Pontos de gatilho. Alivia pontos doloridos que podem emitir dores e incômodos para o corpo todo. Esses pontos irritados, quando ativos, podem gerar dores longe da origem deles. Vários destes pontos dão dores de cabeça e lombar, entre outras. Na massagem, o terapeuta pressiona o ponto ou uma cadeia de pontos para aliviar as dores.
  • Tui-Na: Massagem chinesa, significa pegar, segurar, amassar. Muitas vezes usada em conjunto com a moxabustão, ventosa e tai chi chuan. Equilibra a energia do corpo, usando os meridianos. Muito comum nas artes marciais.


Massagens terapeuticas