A bursa é uma bolsa cheia do líquido sinovial geralmente localizada onde há muito atrito entre músculo e osso. Ela reduz o atrito entre estruturas em movimento. A bursite mais reconhecida é, sem dúvida, a subacromial. Bursite trocantérica também acontece com frequência, assim como a olecraneana. A bursa subacromial fica entre o acrômio da escápula e os tendões do m. supraespinhal, m. infraespinhal e o m. redondo menor. É um dos lugares mais atingidos por impacto e atrito do corpo humano. Movimentos repetitivos, errôneos e/ou forçados facilmente levam a uma inflamação nesta área. Dores fortes (muitas vezes à noite), fraqueza, restrição de movimento, calor e inchaços são características de bursite.
Testes incluem tapas acima do acrômio da escápula (dores são um resultado positivo) e pressão da cabeça do úmero contra o acrômio da escápula (dores são um resultado positivo).
Causa: Pode ser uma tendinite calcária do manguito rotador em que a calcificação se espalhou para a bursa ou um esmagamento da bursa entre a cabeça do úmero e o acrômio da escápula.
Sintomas:
Tratamento: Alongamentos leves. Mobilização da articulação acromioclavicular. Tratamentos com cirurgia incluem esvaziamento da bursa e retirada de partes do acrômio da escápula.
Texto escrito pelo Nils Bergqvist 17/07/2023.
Bursite subacromial. Imagem comprada no Adobe Stock.