Tendinite no tendão do m. supraespinhal


Inflamação no tendão do m. supraespinhal. É provavelmente a causa mais comum de dores no ombro. Normalmente afeta homens e cerca de 10%, somente, são bilaterais. Alterações na musculatura supraespinhal podem ser avaliadas usando o teste de Jobe. Massagem é um excelente tratamento preventivo.


Causa: M. supraespinhal tem um fornecimento de sangue falho, algo que aumenta os riscos de processos degenerativos no músculo. Outro fator é que o m. supraespinhal é esmagado entre o úmero e o acrômio da escápula. Trabalhos repetitivos e abduções da articulação do ombro frequentes (prática de certos esportes) aumentam a fricção entre os ossos, e o tendão pode inchar. Artrose da articulação acromioclavicular com osteófito que reduz o espaço no arco coracoacromial pode gerar uma tendinite na área, o que causa um aumento do atrito no tendão, principalmente na abdução da articulação do ombro.


Sintomas:

  • Abdução da articulação do ombro dolorido. Normalmente a dor é mais aguda por volta de 45o do movimento.
  • Dores durante a noite, principalmente se a pessoa dorme em cima do lado afetado.
  • Sem dores com o braço em posição anatômica.
  • Dificuldades de realizar trabalhos com o braço acima do plano horizontal do ombro.
  • Sem dores em testes passivos.

Tratamento: Repouso ativo e evitar movimentos que provocam dores. Infiltrações e até tratamentos com esteroides são comuns. Alongamentos leves e melhorar a ergonomia da atividade que causa a inflamação. Cirurgias que aumentam o espaço do tendão são feitas quando as dores são muito fortes e os outros tratamentos não são eficazes.


Texto escrito pelo Nils Bergqvist 01/08/2023.

Tendinite no tendão do m. supraespinhal

Tendinite no tendão do m. supraespinhal. Imagem comprada no Adobe Stock.